quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Capacidades Motoras

RESISTÊNCIA:

A RESISTÊNCIA é uma das qualidades fisícas essenciais na formação desportiva dos jovens,sendo uma das capacidades que deve ser sempre trabalhada numa perspectiva de futuro como aliás exige no âmbito do futebol de formação.
A Resistência é pois o pilar de toda a formação desportiva de uma criança ou de um jovem,cujo treino deve iniciar-se desde cedo.
As crianças e jovens têm apetência para suportar os esforços de resistência,sobretudo quando trabalhamos com cargas de pouca intensidade e que solicitam regimes aeróbicos,mais vulgarmente designada por resistência ou capacidade aeróbica.
Este método de trabalho de resistência visa o desenvolvimento do coração e melhoria da capilarização e envolve esforços em intensidades baixas/moderadas,traduzidas em frequência entre as 125/160 pulsações (p/m) 60 a 80% da velocidade da competição.

Sempre respeitando que manter o ritmo é mais importante do que andar depressa que os colegas e que aquele que se cansa deve interromper a corrida,devemos iniciar o trabalho tentando apurar qual o ritmo adequado para trabalhar em regime de resistência de base ou capacidade aeróbica.
Ex:Para tal sugere-se a formação de quatro grupos de jogadores que começam a correr CONTINUAMENTE ao longo de um quadrado.O treinador apita cada 30 seg,tempo que cada grupo deve demorar a percorrer 50metros de lado do quadrado.se não conseguirmos á primeira,devemos mudar(acelerar ou abrandar)o ritmo até conseguirmos fazer um dos lados em 30 seg (nem mais nem menos)volume total de trabalho:5 minutos.Findos estes 5 minutos devemos apontar o número de vezes que cada criança percorreu a distancia de 50 metros.
Á medida que a temporada vai avançando vamos perceber que os jogadores vão evoluindo no sentido de conseguirem percorrer sucessivamente as distancias de 50 metros em menos segundos durante mais tempo mantendo sempre a mesma p/m.

O trabalho neste regime deve prevalecer um volume recomendado durante toda a temporada,nos escalões (escolas e infantis)6/7 anos 7 min (tempo de corrida)8/9 anos 10 mint.devendo-se trabalhar em TODAS UNIDADES DE TREINO APÓS o trabalho técnico, Flexibilidade,velocidade,força rápida e capacidades coordenativas.

Um dos principais problemas com que os treinadores se deparam no que respeita ao trabalho da resistência, e tendo em conta que deve ser um trabalho regular,é o seu carácter monótono e repetitivo ,sendo normalmente um trabalho pouco atractivo para as crianças e para os jovens.

FORÇA

Em termos gerais esta capacidade é nada mais que a tensão máxima que um músculo pode realizar contra uma resistência exterior.
No futebol Infantil e no futebol de Formação em geral é fundamental que os treinadores respeitem o desenvolvimento e a maturação dos jogadores aplicando as cargas adequadas.
Dizem os especialistas que entre os 13/14 anos é que se deve começar a construir de forma sistematizada ,um nível óptimo de desenvolvimento muscular,um desenvolvimento harmonioso,multilateral e equilibrado da musculatura que evite sobrecargas no sistema esquelético e articular,com especial incidência na FORÇA MÁXIMA (através da Hipertrofia)
Antes dessas idades,todas as orientações metodológicas relativamente ao trabalho de força deves-se trabalhar exclusivamente força Rápida toda a temporada,recomendando-seque este tipo de trabalho seja realizado em circuito com 5 ou 6 pequenos obstáculos variados.A pratica tem demonstrado que um numero de 2/3 voltas a um circuito é carga suficiente para que hajam ganhos importantes no desenvolvimento da força com crianças e jovens.



VELOCIDADE:
Entende-se por velocidade a capacidade para realizar acções motoras no menor espaço de tempo.
Entre os diversos tipos de velocidade a que assume maior importância para o futebol é a VELOCIDADE DE REACÇÃO ou seja a capacidade de reagir a um estimulo o mais rápido possível.Entre os 6/13 anos de idade a criança possui condições óptimas para executar exercícios de velocidade e por volta dos 13 anos vai mesmo atingir o rendimento máximo na velocidade de reacção

FLEXIBILIDADE

A flexibilidade é uma qualidade física indispensável a todos os desempenhos físicos.Ao contrario das outras qualidades físicas que se tendem a potenciar com idade,a FLEXIBILIDADE perde-se com o passar dos anos e a sua falta dificulta gravemente a aprendizagem de outras capacidades motoras como a coordenação,velocidade e a força,para alem de favorecer o aparecimento de lesões.
Os exercícios de flexibilidade devem ser realizados:
-preferencialmente no inicio dos treino,de forma lenta e controlada.
-A extensão do músculo não deverá exceder os 20 seg
-No final de cada treino deve-se utilizar formas de alongamento estático.

A idade ideal para desenvolver a FLEXIBILIDADE situa-se entre os 11 e os 14 anos e deve ser trabalhada em todas as unidades de treino.

COORDENAÇÃO
Traduz a capacidade de coordenar os gestos motores mais complexos,utilizar as habilidades motoras adquiridas e adaptá las as novas situações.
No futebol infantil importa enriquecer o reportório coordenativo do jovem,começando pelos hábitos motores básicos como por exemplo correr,lançar transportar objectos,transpor barreiras,etc,passando depois para hábitos mais complexos já relacionados com os aspectos técnicos e tácticos do jogo de futebol.



(Luis Proença)

Sem comentários:

Enviar um comentário